Fabiano Henrique
Rádio Rio de Janeiro lança concurso esperantista
A Rádio Rio de Janeiro lançou um concurso alusivo à língua internacional neutra. A iniciativa visa a comemorar os 22 anos de programas de esperanto produzidos pela emissora.
Segundo o comunicador Givanildo Costa, a iniciativa é uma forma de agradecimento pela fidelidade do público ouvinte. O programa Esperanto, a Língua da Fraternidade vem alcançando altos índices de audiência, situando-se no terceiro lugar entre 23 emissoras de AM, no horário das 15h.
Para participar, o ouvinte precisa apenas criar uma frase com a palavra “Esperanto”. As frases podem ser enviadas até o dia 25 de novembro, sendo aceitas participações por carta, fax, e-mail, telefone ou entregues pessoalmente na rádio.
O sorteio ocorrerá no dia 2 de dezembro, a partir das 15h. O prêmio será um quadro pintado pelo artista plástico Renaud Hetmanek, a ser entregue em 9 de dezembro.
Programas:
1) Esperanto, a Língua da Fraternidade
Terças-feiras, 15h.
Sextas-feiras, 23h.
2) Curso de Esperanto pelo rádio
Domingos, 6h45.
3) Espiritismo, Evangelho, Esperanto (produção da Federação Espírita Brasileira)
Domingos, 19h.
Rádio Rio de Janeiro – AM 1400 kHz
Página: www.radioriodejaneiro.am.br
Correio eletrônico: linguadafraternidade@bol.com.br
Telefone: (21) 3396-6969 (estúdio)
Fax: (21) 3386-1444
Endereço: Estrada do Dendê, 659 Tauá - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ / CEP.: 21.920-000
Últimos preparativos para o Encontro Esperantista do Grande Rio
Está marcado para o dia 23 de novembro XIV Encontro Esperantista do Grande Rio. Paralelamente ocorrerá o XXI Encontro Esperantista da Zona Oeste. O tema comum aos dois eventos será o centenário da imigração japonesa. A organização está a cargo da Associação Esperantista do Rio de Janeiro e da Confraternização Esperantista da Zona Oeste. As atividades terão lugar no Clube de Sargentos e Sub-oficiais da Aeronáutica, localizado na Avenida Ernani Cardoso, 183, no bairro de Cascadura.
Cantora vai ao interior fluminense divulgar CD
A cantora Dirce Salles foi a Três Rios (RJ) a fim de divulgar seu mais novo CD. A apresentação deu-se no dia 18, nas dependências do clube esperantista local. O trabalho, intitulado Almenaŭ contém faixas em português e em esperanto, em ritmos que variam da salsa ao tango.
Ago-tago temporão na Região Serrana fluminense
Esperantistas das cidades de Petrópolis e Três Rios, na Região Serrana fluminense, aproveitaram o último sábado, dia 18, para divulgar a língua internacional neutra. Realizou-se, na ocasião, um Ago-tago alternativo. Na cidade imperial, o trabalho foi desenvolvido na praça D. Pedro. Os manifestantes levaram uma faixa e distribuíram folhetos de propaganda. Os alunos do curso revezaram-se entre o horário da manhã e da tarde, apesar de alguns contra-tempos e da chuva. Em Três Rios, também houve distribuição de panfletos, com informações sobre o clube. Montou-se uma barraca para exposição de livros e revistas na praça central da cidade. Os jovens marcaram presença, destacando-se no ato público.
Esperantistas promovem estudos bíblicos
Entre os dias 20 e 24 deste mês, acontece mais uma edição dos Dias Bíblico-esperantistas em Kloster Nütschau, na região de Travebrück, na Alemanha. O evento tem como objetivo estudar assuntos religiosos em esperanto. A coordenação das atividades está a cargo do padre Bernhard Eichkorn. Outras informações no correio eletrônico eichkorn.b@t-online.de.
Festa esperantista em Niterói
O Niterói Esperanto Clube (NITEK) promoverá uma festividade na próxima terça-feira, dia 28. Na ocasião serão comemorados os 102 anos de fundação da entidade, bem como se homenagearão os aniversariantes do mês. O evento terá início às 19h, no restaurante La Mole, situado no andar térreo do Plaza Shopping de Niterói. Informações e reservas com Walter Fontes, pelo telefone 9919-5359.
UEA imortaliza vozes de esperantistas ilustres
Está à venda no site da Associação Universal de Esperanto o CD Prezidantoj de UEA (Presidentes da UEA). O disco contém discursos e declamações nas vozes de diversos dirigentes da casa-mater do esperantismo internacional. Segundo o produtor, Ziko Sikosek, a iniciativa visa a perpetuar a memória do movimento esperantista. Encomendas podem ser feitas no endereço www.uea.org.
História do esperanto no Brasil disponível na internet
Está disponível no site da Cooperativa Cultural dos Esperantistas o texto integral da palestra História Panorâmica do Esperanto no Brasil. O trabalho foi escrito e apresentado pelo professor e advogado Aloísio Sartorato. O site da entidade encontra-se no endereço www.kke.org.br.
__._,_.___
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário