Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Atleta disputa a Corrida de São Silvestre empunhando a bandeira do esperanto

Por Fabiano Henrique

No último dia de 2008, a capital paulista parou para assistir à derradeira prova do calendário esportivo mundial. Todas as atenções concentravam-se nos principais corredores do mundo. As câmeras de televisão focalizavam os grandes nomes do atletismo internacional. Todos se perguntavam se dessa vez os brasileiros finalmente venceriam os corredores africanos.
Para surpresa geral, logo após a largada do pelotão de elite, a TV fixou-se demoradamente na multidão que se apinhava, aguardando a ordem de partida. Foi então que uma bandeira verde passou a insistir em aparecer no alto da tela, desfraldando consigo mais de 120 anos de esforços pela paz entre os homens.
A despeito da multidão de fantasiados – alguns excessivamente adornados para a ocasião – o atleta Walter Rosa Fontes preocupava-se apenas em erguer o mais alto possível o pavilhão esperantista. Não lhe importavam os inevitáveis encontrões e cotoveladas dados pelos outros milhares de participantes. Nada podia afastá-lo da meta de divulgar a língua internacional neutra, pela TV, para todo o planeta.
Walter Rosa Fontes é presidente do Niterói Esperanto Clube. Além de trabalhar no Poder Judiciário, dedica-se ao esporte, sendo aficionado em corridas rústicas. Em entrevista à Rádio Rio de Janeiro, afirmou que não sabia se poderia correr os 15 quilômetros do percurso, uma vez que torcera o pé uma semana antes.
Entretanto, a gana de fazer propaganda do esperanto foi mais forte que a dor. Fontes conseguiu superar a contusão e voou para São Paulo com toda a família. O atleta mandou confeccionar uma bandeira de nylon, de três metros de largura. Para servir de mastro, comprou uma resistente vara de pescar retrátil.
Incrivelmente leve, o esperantista correu os primeiros metros empunhando a bandeira da língua internacional. Logo após, entregou o pavilhão à sua equipe de apoio, situada em um ponto estratégico do percurso. No final, porém, não foi possível cruzar a linha de chegada com a bandeira.
Alguns co-idealistas encontravam-se no local. Houve quem gritasse palavras de incentivo no idioma criado por Lázaro Zamenhof. Com o sentimento de dever cumprido, Walter Rosa Fontes arrematou dizendo-se satisfeito com a iniciativa e prometeu participar de outras corridas de rua em 2009.

Nenhum comentário: