Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 18 a 24/01/2009)


Fabiano Henrique

Agora é lei: aprovada mais uma rua esperantista no Brasil
A Câmara de Vereadores de Ubá, em Minas Gerais, aprovou a Lei 3.728, batizando um logradouro público com nome ligado ao esperanto. Trata-se da Rua Esperantista Edina de Barros Reis. Falecida em 2005, a homenageada trabalhava como farmacêutica. Sua maior paixão era a língua internacional neutra, à qual dedicou todos os esforços. A solenidade de inauguração está prevista para o dia 31 de maio, data em que o clube esperantista local irá completar 50 anos. Abaixo a íntegra do ato oficial:

LEI Nº. 3.728, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2008

Dispõe sobre a denominação de Rua esperantista
Edina de Barros Reis a logradouro público e dá
outras providências.

O Povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Passa a denominar-se Rua esperantista Edina de Barros Reis a atual Rua D, do Bairro Paulino Fernandes, código de logradouro 00959-4, que não possui denominação oficial instituída em Lei.
Art. 2º. Fica o Poder Executivo encarregado de mandar confeccionar as placas nominativas de tal logradouro, afixá-las no momento oportuno, bem como comunicar a denominação aos concessionários de serviços públicos em Ubá.
Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Ubá, MG, 23 de dezembro de 2008.
DIRCEU DOS SANTOS RIBEIRO
Prefeito de Ubá

Chega à internet nova edição de revista em esperanto

Já está na internet a edição de janeiro da revista Brazila Esperantisto. A elaboração do periódico deve-se, principalmente, aos trabalhos do redator, Francisco Wechsler, e do responsável gráfico, José RobertoTenório. A impressão encontra-se em andamento. A edição eletrônica pode ser lida em http://esperanto.org.br/dok/BE/BE-333.pdf.

Esperantistas promovem ciclo de conferências durante o carnaval
Acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro o evento BEL-konferencoj. Trata-se de uma jornada de conferências promovida pela Liga Brasileira de Esperanto. As atividades terão lugar na cidade mineira de Poços de Caldas. Grandes nomes do movimento esperantista brasileiro, como José Passini, Sylla Chaves e José Roberto Tenório vão apresentar palestras. Segundo o idealizador do projeto, o médico Paulo Sérgio Viana, a iniciativa tem como objetivo aumentar o padrão cultural do esperantista brasileiro, bem como seu domínio do idioma. Outras informações no endereço www.esperanto.org.br.

Divulgado o calendário esperantista da Ilha do Governador
A direção do Grupo Esperantista da Ilha do Governador divulgou o calendário letivo de 2009. As aulas terão início no dia dez de março, a partir das 18h. As atividades irão ocorrer nas dependências do Governador Iate Clube, situado na Praia da Rosa, 1350, Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O curso será coordenado pelos radialistas Givanildo Costa e Renaud Hetmanek.

Confirmada para março oficina de preparação de professores de esperanto

A cidade de Barra Mansa vai ser o palco do próximo Treinamento Preparatório de Instrutores de Esperanto. As atividades acontecerão no dia 28 de março, a partir das oito e meia da manhã. O evento terá lugar na Rua São Sebastião, 105, sala 1153, Edifício Garagem, no Centro de Barra Mansa. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro e o grupo de esperanto local apóiam a iniciativa.

Mais um CD esperantista chega às lojas

A gravadora esperantista Vinilkosmo lançou o CD Duoble Unu. O disco apresenta canções escritas originalmente em esperanto, cantadas em diversos ritmos e estilos musicais. Mais de 30 músicos foram à cidade francesa de Bordeaux a fim de participar das gravações. Encomendas e informações pelo endereço www.vinilkosmo.com.

Internautas dispõem de calendário esperantista na internet
A agência noticiosa Eventoj mantém, na internet, o calendário internacional de atividades ligadas ao esperanto. A página, em funcionamento desde 1995, apresenta informações de todos os países onde há inciativas públicas em prol da língua auxiliar neutra. Os internautas podem enviar notas, a fim de enriquecer a agenda. O calendário encontra-se no endereço
www.eventoj.hu.

Cursos de esperanto sucedem-se em Volta Redonda
Notícias vindas de Volta Redonda, no sul fluminense, dão conta de que se encerrou mais um curso básico de esperanto no Centro Gerontológico J. M. Taylor. As aulas foram ministradas pelo professor Alberto Flores. Nova turma está prevista para ter início em março, às quartas-feiras, das 8h30 às 10h. O curso será gratuito e irá durar sete meses. Outras informações no telefone 0xx24 2102-0902.

2009 começa com curso de esperanto em Bento Ribeiro
O Centro Espírita Léon Denis iniciou o ano com um curso de esperanto. As aulas acontecem entre os dias 15 de janeiro e 26 de fevereiro, a partir das 18h. As atividades têm lugar na sede da instituição, situada na Rua Abílio dos Santos, 137, em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro. Inscrições e informações pelo telefone 0xx212452-1846.

Nenhum comentário: