Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 4 a 10/01/2009)

Fabiano Henrique

Délio Pereira de Souza: uma vida dedicada ao esperanto
Faleceu, no dia dois de janeiro, o esperantista Délio Pereira de Souza. O desenlace deu-se nas primeiras horas do dia. O sepultamento ocorreu por volta das 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro da Sulacap, no Rio de Janeiro.
Délio Pereira de Souza destacou-se com um dos mais ativos samideanos do Brasil. Em 1942, em companhia de outros co-idealistas, fundou a Associação Esperantista do Rio de Janeiro. Na década de 70, criou a Editora Lorenz, dedicada a publicar livros espíritas em esperanto.
Graças a esta última iniciativa, o espiritismo tem chegado aos rincões mais longínquos do planeta, consolando e esclarecendo as almas de boa vontade. Inúmeros relatos são constantemente recebidos, dando conta de que se criam grupos de estudo e difusão da doutrina espírita, tomando por base as obras editadas e distribuídas pela Eldonejo Lorenz. Recentemente, a versão em esperanto do livro Suicídio e Suas Conseqüências foi objeto de favorável resenha publicada por uma revista russa.

Papa abençoa o mundo em esperanto
O Papa Bento XVI abençoou os católicos de todo o mundo em esperanto. O fato se deu no natal, quando o Sumo Pontífice proferiu a bênção Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Dezenas de esperantistas encontravam-se no meio da multidão, portando cartazes com as letras da palavra esperanto. Quando Sua Santidade falou na língua internacional neutra, as câmeras de televisão focalizaram o grupo de esperantistas.

Aulas intensivas de esperanto em Juiz de Fora
De 12 a 29 de janeiro, acontecerá um curso intensivo de esperanto em Juiz de Fora. As aulas vão ocorrer às segundas e quintas-feiras, sob a coordenação da professora Ângela Faria. Inscrições e informações pelo telefone 0xx32 3234-2329.

Estrela do esperanto brilhou na ponta da maior árvore de natal do mundo
A estrela do esperanto brilhou na copa da maior árvore de natal do mundo. Desde o dia sete de dezembro, um dos mais importantes símbolos da língua internacional neutra esteve localizado no ponto mais alto do monumento natalino, localizado na cidade de San Vittore del Lazio, na região central da Itália. Em nome da Federação Italiana de Esperanto, os esperantistas Nino Vessella e Gianfranco Molle compareceram à solenidade de acendimento das luzes. A árvore de natal tinha 425 metros de altura e pôde ser vista a mais de 30 km de distância. O recorde foi atestado por emissários do Livro Guiness de Recordes. A notícia representou a consolidação dos esforços de divulgação do esperanto naquela região da Itália.

Carro de som faz propaganda do esperanto em Três Rios
Esperantistas de Três Rios, no interior fluminense, vem divulgando a língua internacional neutra em carros de som. Com o apoio de aproximadamente uma dezena de comerciantes locais, a diretoria do clube de esperanto da cidade produziu duas mensagens publicitárias. A primeira anuncia cursos do idioma, ministrados na sede da entidade. A segunda saúda os ouvintes por ocasião das festas de fim de ano. O objetivo da iniciativa é atingir as milhares de pessoas que transitam pelas ruas do município. Três Rios tem-se destacado no movimento esperantista brasileiro como uma das cidades onde há mais atividades de uso e difusão do esperanto.

Honras esperantistas marcam sepultamento de samideano em Niterói
Faleceu, no dia 23 de dezembro, o esperantista Hermógenes César. Familiares, amigos e co-idealistas compareceram às exéquias do ex-presidente do Niterói Esperanto Clube. O atleta Walter Rosa Fontes, em nome da comunidade esperantista niteroiense, discursou em homenagem ao recém-desencarnado. Durante todo o velório, a bandeira da língua internacional neutra cobriu o caixão. Antes do sepultamento, todos entoaram a canção La Espero, considerada o hino do esperanto.

Programa radiofônico esperantista completa 44 anos
O programa de esperanto da Rádio Internacional da China completou 44 anos no ar. O aniversário aconteceu no dia 19 de dezembro. Para comemorar a data, realizou-se um programa festivo. Na ocasião, foi entrevistado o presidente da Associação Universal de Esperanto, Probal Dasgupta. A gravação está disponível no endereço
www.esperanto.cri.cn.

Nenhum comentário: