Associação Alemã de Esperanto de casa nova
Foi inaugurada a sede Associação Alemã de Esperanto,
Escritora esperantista é destaque em evento na Holanda
A escritora inglesa Anna Löwenstein foi o destaque do Dia de Portas Abertas da Associação Universal de Esperanto (UEA). O evento aconteceu no dia 25 de abril, na sede da instituição, em Roterdã, na Holanda. Löwenstein falou de seu mais novo romance, intitulado A Morte do Artista. Os visitantes puderam também assistir a três filmes de curta-metragem. Os esperantistas holandeses Johan e Svetlana Derks palestraram sobre o ensino da língua internacional neutra no continente africano. A livraria da UEA totalizou a soma de 1.307 euros
Pedras de todo o mundo vão compor monumentos esperantistas
O empresário esperantista francês Michel Basso mandará erguer dois monumentos em homenagem à língua internacional neutra. O local das construções será a cidade de Herzberg am Harz, na região central da Alemanha. A inauguração está prevista para ocorrer no mês de junho. Uma obra será intitulada Esperança; a outra, Esperanto. O idealizador da iniciativa solicita aos esperantistas de todo o mundo que enviem pequenas pedras, a fim de que os monumentos sejam formados por elementos de todos os países. O material deve ser enviado para o Centro Intercultural de Herzberg. Detalhes na página www.esperanto-
Biblioteca virtual do Ministério da Educação reúne livros esperantistas
Livros virtuais em esperanto passaram a fazer parte do portal Domínio Público. A biblioteca eletrônica do Ministério da Educação reúne, até o momento, 79 obras escritas na língua internacional neutra. Nela, os internautas podem ler gratuitamente pelo computador. O material disponível é vasto, abrangendo das clássicas traduções de Lázaro Zamenhof a textos contemporâneos. A coleção vem sendo aumentada com os títulos da antiga biblioteca INKO, coordenada pelos suecos Franko e Janko Luin. Para ter acesso ao acervo, o leitor deve visitar o endereço www.dominiopublico.
Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição pública. Desta vez, a contemplada foi a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime, localizada em Palmas, no Tocantins. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 800 livros a 63 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.
Nasce o primeiro grupo de esperanto da Costa Verde
Será inaugurada a primeira instituição esperantista da Costa Verde fluminense. Trata-se do Esperanto-grupo Edmond Privat, de Mangaratiba. A inauguração acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 15h. O atleta Walter Fontes irá proferir a primeira palestra da entidade. O Esperanto-grupo Edmond Privat funciona nas dependências do Grupo Espírita Amor e Verdade, situado na Rua Moreira da Silva, 51, no Centro de Mangaratiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário