Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 10 a 16/05/2009)

Fabiano Henrique

Associação Alemã de Esperanto de casa nova

Foi inaugurada a sede Associação Alemã de Esperanto, em Berlim. A solenidade ocorreu no dia quatro de abril, quando o presidente Rudolf Fischer descerrou a placa comemorativa. No local estão abrigadas também a Juventude Esperantista da Alemanha e a Liga Esperantista Berlinense. A inauguração representa a realização de um sonho há muito acalentado pelos samideanos germânicos. O site da Associação Alemã de Esperanto encontra-se no endereço www.esperanto.de.

Escritora esperantista é destaque em evento na Holanda

A escritora inglesa Anna Löwenstein foi o destaque do Dia de Portas Abertas da Associação Universal de Esperanto (UEA). O evento aconteceu no dia 25 de abril, na sede da instituição, em Roterdã, na Holanda. Löwenstein falou de seu mais novo romance, intitulado A Morte do Artista. Os visitantes puderam também assistir a três filmes de curta-metragem. Os esperantistas holandeses Johan e Svetlana Derks palestraram sobre o ensino da língua internacional neutra no continente africano. A livraria da UEA totalizou a soma de 1.307 euros em vendas. O próximo Dia de Portas Abertas ocorrerá no dia 28 de novembro.

Pedras de todo o mundo vão compor monumentos esperantistas

O empresário esperantista francês Michel Basso mandará erguer dois monumentos em homenagem à língua internacional neutra. O local das construções será a cidade de Herzberg am Harz, na região central da Alemanha. A inauguração está prevista para ocorrer no mês de junho. Uma obra será intitulada Esperança; a outra, Esperanto. O idealizador da iniciativa solicita aos esperantistas de todo o mundo que enviem pequenas pedras, a fim de que os monumentos sejam formados por elementos de todos os países. O material deve ser enviado para o Centro Intercultural de Herzberg. Detalhes na página www.esperanto-urbo.de.

Biblioteca virtual do Ministério da Educação reúne livros esperantistas

Livros virtuais em esperanto passaram a fazer parte do portal Domínio Público. A biblioteca eletrônica do Ministério da Educação reúne, até o momento, 79 obras escritas na língua internacional neutra. Nela, os internautas podem ler gratuitamente pelo computador. O material disponível é vasto, abrangendo das clássicas traduções de Lázaro Zamenhof a textos contemporâneos. A coleção vem sendo aumentada com os títulos da antiga biblioteca INKO, coordenada pelos suecos Franko e Janko Luin. Para ter acesso ao acervo, o leitor deve visitar o endereço www.dominiopublico.gov.br, selecionar a categoria texto e o idioma esperanto.

Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição pública. Desta vez, a contemplada foi a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime, localizada em Palmas, no Tocantins. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 800 livros a 63 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.

Nasce o primeiro grupo de esperanto da Costa Verde

Será inaugurada a primeira instituição esperantista da Costa Verde fluminense. Trata-se do Esperanto-grupo Edmond Privat, de Mangaratiba. A inauguração acontecerá no dia 23 de maio, a partir das 15h. O atleta Walter Fontes irá proferir a primeira palestra da entidade. O Esperanto-grupo Edmond Privat funciona nas dependências do Grupo Espírita Amor e Verdade, situado na Rua Moreira da Silva, 51, no Centro de Mangaratiba.

Nenhum comentário: