Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 17 a 23/05/2009)

Fabiano Henrique

Entra no ar o primeiro telejornal em esperanto

A Associação Universal de Esperanto lançou o telejornal UEA Viva. A primeira edição foi ao ar, pela internet, na última sexta-feira (15/05). Segundo nota publicada pela entidade, o novo programa é um desdobramento das atividades noticiosas iniciadas com a regular publicação dos comunicados de imprensa. UEA Viva tem dez minutos de duração e apresenta os mais recentes fatos ligados ao movimento esperantista e à vida administrativa da instituição. O informativo pode ser visto no endereço www.youtube.com/ueaviva.


Fluminenses sobem a serra para encontro de esperanto

Ocorreu, no último fim-de-semana, o Vigésimo Encontro de Esperanto do Estado do Rio de Janeiro. As atividades tiveram lugar no Liceu Municipal de Petrópolis. Entre os palestrantes destacou-se Luiz Alberto Coelho. Na parte artística brilharam Neide Barros Rego e Dirce Sales.


Esperanto é assunto de programa de TV

O esperanto foi tema de uma reportagem no programa TV Comunicação, dos alunos de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Gravaram-se entrevistas no Centro Espírita Solidariedade, onde se oferece um curso gratuito do idioma, e na sede da Associação Paranaense de Esperanto, ambos situados em Curitiba. Foram entrevistados os esperantistas Geraldo Mattos, Gert Drucker, Ivan Eidt Colling e Anabela Sabino. TV Comunicação foi ao ar no dia 13 de maio, às 20h, pela UFPR-TV (canais 15 da NET e 71 da TVA em Curitiba e região), com repetições em diversos horários durante a semana.


Esperantistas lançam concurso internacional de desenho para crianças

O site Edukado.Net lançou um concurso internacional de desenho para crianças. O certame é direcionado para alunos esperantistas do ensino fundamental. Os interessados têm até o dia 31 de julho para enviar seus trabalhos. Outras informações pelo endereço eletrônico lug-esperanto@orange.fr.


Promoção para o Congresso Brasileiro de Esperanto

A Comissão Organizadora do XLIV Congresso Brasileiro de Esperanto anunciou uma promoção para atrair mais participantes. Para quem mora em Juiz de Fora e deseja conhecer a língua internacional neutra, a adesão custará R$ 30. Para os esperantistas das demais localidades do Brasil que desejem participar pela primeira vez de um evento dessa natureza, a inscrição sairá ao preço de R$ 40. O Congresso Brasileiro de Esperanto irá acontecer entres os dias 12 e 17 de julho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. Inscrições e informações no endereço www.esperanto.org.br.


Universitários divulgam o esperanto em praça pública

Terminou no último sábado (16/05) a edição deste ano do Círculo Estudantil Científico-esperantista. As atividades aconteceram sob os auspícios da Universidade Jagelona, situada em Cracóvia, no sul da Polônia. Os participantes apresentaram o esperanto ao público durante o Festival de Ciências, ocorrido na praça central da cidade. No primeiro dia, deu-se destaque à literatura esperantista. No segundo, os visitantes puderam apreciar iguarias de todo o mundo, numa viagem gastronômica. O encerramento foi marcado por apresentações artísticas faladas e cantadas na língua internacional neutra. Ao longo de todo o evento, o público participou de enquetes e concursos sobre o esperanto, com distribuição de prêmios. Houve também uma aula-relâmpago. Ao final, os espectadores emocionaram-se com o show da cantora Natalia Dobrowolska, bisneta do pioneiro Antoni Grabowski.

Nenhum comentário: