Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 21 a 27/06/2009)


Fabiano Henrique

Cooperativa Cultural dos Esperantistas lança CD com palestras na voz de Ismael Gomes Braga


A diretoria da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou o lançamento do CD Ismael Gomes Braga – Pioneiro do Esperanto no Brasil. A iniciativa insere-se nas homenagens pelos 40 anos de falecimento de um dos mais importantes mestres da língua internacional neutra.

O disco contém duas palestras proferidas pelo próprio Ismael Gomes Braga, no ano de 1958. Segundo o presidente da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Givanildo Costa, trata-se do único registro conhecido da voz de Ismael Gomes Braga. Como faixa-bônus, há uma entrevista com Jorge Hess, um dos grandes vultos do esperantismo na Argentina.

A solenidade de lançamento do CD ocorrerá no dia 13 de julho, às 10h, durante o Congresso Brasileiro de Esperanto, em Juiz de Fora (MG). Na ocasião, o professor Affonso Soares irá palestrar. Os trabalhos de produção foram realizados com a colaboração de técnicos da Rádio Rio de Janeiro.


Jantar esperantista em Niterói depois de amanhã


Está marcado para a próxima quinta-feira, dia 25 de junho, o jantar festivo do Niterói Esperanto Clube. Na ocasião, serão homenageados os aniversariantes do semestre. O evento terá lugar no restaurante La Mole, no andar térreo do Plaza Shopping. O início das atividades está previsto para as sete da noite.

Simpósio discutirá a idéia interna do esperanto

Entre os dias 17 e 21 de agosto, acontecerá o Primeiro Simpósio de Homaranismo. O evento terá lugar na cidade suíça de Chaux-de-Fonds. A organização está a cargo do Instituto Científico Zamenhof e do Centro Cultural Esperantista. Haverá palestras, debates, passeios e apresentações de filmes. O homaranismo é a filosofia humanista criada e defendida por Lázaro Luís Zamenhof. Trata-se do embasamento ideológico do esperanto, consubstanciado chamada “idéia interna” do idioma. Graças a esse conjunto de princípios tanto a língua, quanto o movimento esperantista são mundialmente reconhecidos por seus ideais de fraternidade e respeito ao ser humano.


Educandário espírita recebe livros esperantistas


A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta vez, o contemplado foi o Educandário Espírita Eurípides Barsanulfo, situado em Goiânia. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 72 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Site divulga o cinema em esperanto


O Movimento Esperantista Jovem da Rússia lançou o projeto Verda Filmejo. Trata-se de um site criado para divulgar o cinema em esperanto. Segundo o coordenador da iniciativa, Aleksander Osincev, serão apresentados filmes originalmente falados na língua internacional neutra, ou com legendas no idioma. Haverá espaço para documentários, dramas, comédias, musicais e outros gêneros cinematográficos. O site Verda Filmejo encontra-se no endereço http://filmoj.net.


Partido esperantista dá um passo atrás para dar dois adiante

A seção alemã do partido Europa-Democracia-Esperanto não conseguiu o mínimo de votos necessários para receber subvenção estatal. Para alcançar a meta, a legenda deveria atingir meio por cento do eleitorado alemão. Ao todo, o EDE foi votado por 11.859 eleitores, de toda a Alemanha. Na França, o partido obteve 29.263 votos. Apesar do resultado, a comunidade esperantista européia não se sentiu derrotada. Além do total de 41.122 votos, recebidos pelo EDE, a deputada polonesa Małgorzata Handzlik foi reeleita.

Nenhum comentário: