Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O ESPERANTO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

(Mensagem enviada por Joaquim J. Mariano, Presidente da Associação Goiana de Esperanto,http://go.esperanto.org.br/p/ )

Tramita no Senado o PROJETO DE LEI nº 27 de 2008, de autoria do Senador Cristovam Buarque propondo a introdução facultativa do Esperanto no ensino fundamental no Brasil. Veja a tramitação no projeto no link:

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=83989

No dia 19/06/2009, Sexta-feira, haverá uma videoconferência sobre o ESPERANTO no Senado Federal, tendo como conferencistas o Senador Cristovam Buarque e o Presidente da Liga Brasileira de Esperanto, Professor José Passini, que será transmitida para todas as Assembléias Legislativas Estaduais.

A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás retransmitirá a conferência, das 9:30h às 12:00, disponibilizando sala própria para o público interessado no tema.

No mesmo horário, o evento poderá ser acompanhado também pela internet em:

http://www.interlegis.gov.br/produtos_servicos/infra-estrutura/20020903141108/videoconferencia-na-internet/

O Esperanto, devido à sua regularidade, tem força propedêutica e, se aprovado for o projeto de lei, o Brasil estará na vanguarda dessa medida que muito contribuirá para a compreensão entre os povos que falam línguas diferentes, e, consequentemente, abrindo um caminho para a sonhada paz mundial.


4 comentários:

Salenka disse...

Olá, parabéns pelo trabalho de divulgação do esperanto!
Mas tenho uma observação quanto a esta blogagem, especificamente: o Projeto de Lei autoriza o ensino de esperanto no Ensino Médio, e não no Ensino Fundamental:

"Art. 26. ..........
§ 6º O Esperanto constituirá componente
curricular facultativo da grade escolar
do ensino médio, sendo sua oferta obrigatória
caso a demanda o justifique."

[]-n!

Fernando J G Marinho disse...

Salenka,
Sua observação está correta.De fato, a mensagem que recebemos e que está transcrita no nosso blog faz uma referência equivocada ao Ensino Fundamental,quando o certo seria ao Ensino Médio.
Segundo nota publicada no portal INTERLIGIS, da Comunidade Virtual do Poder Legislativo, consta como tema da videoconferência o seguinte título:"Barreiras Linguísticas e o Esperanto".
Kore salutas,
Fernando J G Marinho

Bruno disse...

Saluton(eheh)! cara, venho só comunicar que fiz uma publicação no meu blog sobre o senador cristóvam buarque e usei links para aprensetar matérias aos leitores interessados. tomei a liberdade de usar o link do teu blog para apresentar esse projeto de lei. caso você se incomode, pode comunicar que eu retiro...
parabens pela postagem!

Bruno disse...

Saluton(eheh)! cara, venho só comunicar que fiz uma publicação no meu blog sobre o senador cristóvam buarque e usei links para aprensetar matérias aos leitores interessados. tomei a liberdade de usar o link do teu blog para apresentar esse projeto de lei. caso você se incomode, pode comunicar que eu retiro...
parabens pela postagem!