Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 2 a 08/08/2009)

Fabiano Henrique

Congresso Universal de Esperanto foi alvo de atos de vandalismo e violência

Terminou, no último sábado, o Congresso Universal de Esperanto. Aproximadamente duas mil pessoas foram à cidade de Bialystok, na Polônia, festejar os 150 anos do criador do idioma, o médico Lázaro Luís Zamenhof. O tema central foi Criar uma ponte de paz entre os povos: Zamenhof hoje.

O evento despertou a atenção das mídias local e internacional. Jornais e sites de todo o mundo publicaram matérias sobre o congresso. Emissoras de rádio enviaram equipes para a cobertura das atividades. Estações de TV gravaram reportagens no local.

O presidente da Associação Universal de Esperanto, o professor indiano Probal Dasgupta, abriu o congresso com um discurso que relacionou as figuras de Zamenhof e Gandhi, enfatizando que, muito mais que nutrir um sentimento de simples nostalgia, a comunidade esperantista deve reinterpretar o legado deixado pelo criador da língua internacional neutra, com vistas à transformação do presente e do futuro.

O prefeito de Bialystok, Tadeusz Truskolaski, compareceu às solenidades de abertura e encerramento, além de ter recebido os congressistas na sede da prefeitura. No palácio municipal, Louis Christoph Zaleski-Zamenhof, neto do idealizador do esperanto discursou. Outras autoridades locais marcaram presença.

Apesar de toda a atmosfera de paz emanada pelo congresso, uma série de atos de violência maculou o evento. Dias antes da solenidade de abertura, uma das paredes de lona do pavilhão central do local das atividades foi inteiramente queimada. A comissão organizadora gastou cerca de 2.500 euros para mandar pôr às pressas nova lona.

O monumento em homenagem a Zamenhof, localizado no centro de Bialystok, foi atacado. Segundo testemunhas, uma pessoa encapuzada atirou um coquetel molotov em direção à estátua. Presume-se que a agressão tenha-se dado por racismo, visto que o criador do esperanto é de origem judia. Posteriormente, o Centro Cultural Zamenhof foi atingido da mesma forma, sem, contudo, incendiar-se. Desconhecidos também furam pneus dos ônibus que transportariam os congressistas.

No último dia do congresso, uma pedra foi arremessada contra a janela do alojamento coletivo. De acordo com o site Libera Folio, um jovem brasileiro, cuja identidade ainda não foi revelada, foi atingido no rosto. O ferido foi imediatamente medicado.

Perplexidade e indignação traduzem os sentimentos da maioria dos esperantistas que têm postado comentários na internet. De acordo com o presidente da Federação Italiana de Esperanto, Renato Corsetti, a existência do nacionalismo violento e da xenofobia justifica o esforço da comunidade esperantista em prol da fraternidade. A polícia investiga a autoria dos ataques, mas ainda não tem suspeitos.

Governo do Brasil reage favoravelmente ao esperanto

A Presidência da República brasileira reagiu favoravelmente ao apelo dos esperantistas. Segundo o site Libera Folio, a assessoria do presidente Luís Inácio Lula da Silva respondeu oficialmente à proposta da Associação Universal de Esperanto (UEA), enviada aos chefes de Estado de Brasil, Rússia, Índia e China. A carta foi lida no dia primeiro de agosto, durante a solenidade de encerramento do congresso mundial do idioma, em Bialystok, na Polônia. Lula agradece ao dirigente da UEA, Probal Dasgupta, pela preocupação com a igualdade nas relações internacionais, tanto na economia, como no campo lingüístico. Posteriormente, expressou admiração pelo trabalho dos esperantistas em todo o mundo. O líder sul-americano destacou a esperança de que um dia o esperanto venha a ser aceito pela maioria das nações como língua para facilitar a comunicação sem barreiras. O texto é concluído com a observação de que a proposta dos esperantistas é baseada em valores que transcendem a mera propaganda da língua auxiliar neutra.

Cariocas entregam esperanto em domicílio

Esperantistas do Rio de Janeiro criaram uma nova forma de divulgação da língua internacional neutra. Trata-se da campanha Esperanto em domicílio. Um grupo de co-idealistas sai às ruas para depositar panfletos de propaganda nas caixas de correio das residências. Somente no dia 19 de julho foram distribuídos 500 folhetos na Avenida Ministro Ary Franco e na Rua Ceres, ambas em Bangu, na Zona Oeste carioca. A iniciativa faz parte do projeto Esperanto para o Público.

Juventude esperantista tem novos diretores

Foi eleita a nova diretoria da Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO). Cerca de 300 jovens foram à cidade de Liberec, na República Checa, participar do Congresso Internacional da Mocidade. Como presidente foi escolhido o austríaco Gregor Hinker e como vice, Paulína Kožuchová, da Eslováquia. O novo corpo diretivo atuará no biênio 2009-2011.

Distrito Federal recebe livros esperantistas

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta feita, o contemplado foi o Núcleo Ismael Gomes Braga de Esperanto, em Santa Maria , no Distrito Federal. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 77 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.

Eleições na Liga Internacional de Professores Esperantistas (ILEI)

A Liga Internacional de Professores Esperantistas (ILEI) tem nova diretoria. Foram eleitos, no dia 22 de julho, os novos diretores da instituição. Como presidente, foi escolhido o neozelandês Stefan MacGill e como vice, o inglês Duncan Charters.




Um comentário:

Fernando J G Marinho disse...

À Equipe do VejaBlog:

Gratíssimo pelo comentário sobre a inclusão do nosso blog entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil.
Cordialmente,
Fdernando J G Marinho