Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 23 a 29/08/2009)

Fabiano Henrique

Gravadora esperantista é premiada por contribuir para a paz mundial

A gravadora esperantista Vinilkosmo foi premiada no último Congresso Universal de Esperanto. A empresa foi agraciada com o Prémio Onisaburo Deguchi 2009. A honraria é concedida a indivíduos e instituições que promovem a paz e a amizade entre os povos. Segundo a banca responsável pela premiação, a Vinilkosmo foi escolhida por contribuir para a integração das nações por meio da música em esperanto. A gravadora recebeu, além de um diploma, a quantia de dois mil euros, que será revertida para a produção de novos discos.

Nova turma de esperanto em Brasília

A Associação Brasiliense de Esperanto iniciou as aulas do segundo semestre. Teve início, no último sábado, o curso básico da língua internacional neutra. As atividades vão das 9h às 10h20. A Associação Brasiliense de Esperanto está localizada no endereço W3, 702 Norte, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2142.

Biblioteca pública oferece curso de esperanto no Rio de Janeiro

A Biblioteca Popular Municipal Marques Rebelo, na Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), oferece curso de Esperanto. As aulas ocorrem aos sábados, das 14h30 às 16h. Segundo o site Tijuca-RJ, a programação é fruto de parceria com a Cooperativa Cultura dos Esperantistas. Informações e inscrições na secretaria da biblioteca, na Rua Guapeni, 61, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e, aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Telefone (21) 2569-1695. A íntegra da matéria pode ser lida no endereço http://www.tijuca-rj.com.br/v02/noticias/biblioteca-municipal-da-tijuca-oferece-curso-gratuito-de-esperanto/.

Site de notícias publica entrevista com cantora esperantista

O site noticioso Click Litoral, da Baixada Santista, publicou reportagem sobre o esperanto. Na edição do dia 20 de agosto, a esperantista Sonia Mary Ribeiro foi entrevistada, a fim de divulgar cursos gratuitos da língua internacional. Segundo o texto, assinado pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mongaguá, as aulas acontecem no Mongaguá Esperanto-Grupo, situado na Avenida Francisco Fernandes Pires, 1.208, no bairro Flórida Mirim. Outras informações pelos telefones (13) 3506-2617 ou 9724-3909. Sonia Mary, além de ensinar esperanto, divulga a música sertaneja de raiz, formando com Luiz Viola, a dupla Milionários da Alegria. O casal apresentou-se no último Congresso Brasileiro de Esperanto entoando canções famosas vertidas para o idioma auxiliar neutro.

Encontro de Esperanto da Baixada Fluminense será no próximo domingo

Está marcado para o próximo domingo, dia 30, o 5º Encontro de Esperanto da Baixada Fluminense. O tema principal será O Esperanto nas Escolas. Da programação constam apresentações musicais, atividades infantis, palestras, oficina de origami e um curso introdutório da língua internacional neutra. O evento acontecerá das 9h às 17h, no teatro da Escola Metodista, situada na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, no bairro Santa Catarina, em Queimados. O encontro é uma realização da União Esperantista da Baixada Fluminense, com o apoio da Prefeitura de Queimados.

Poloneses lançam apelo aos esperantistas de todo o planeta

Precisam-se de fotos de monumentos esperantistas de todo o mundo. Apelo nesse sentido foi feito pela Sociedade Esperantista de Bialystok, cidade-natal de Lázaro Luís Zamenhof, o criador da língua internacional neutra. A iniciativa tem como meta ilustrar um suplemento especial do jornal polonês Gazeta Wyborcza. O tablóide terá quatro páginas coloridas e circulará no dia 15 de dezembro, por ocasião do 10º Dia de Zamenhof em Bialystok. Os editores solicitam fotografias, com boa resolução, de ruas, praças, estátuas e casas comerciais alusivas a Zamenhof ou ao esperanto. As fotografias devem ser enviadas para o e-mail elakarczewska@interia.pl .

Curso gratuito de esperanto pela internet

O Professor Édney Mesquita promove um curso grátis de esperanto pela internet. O material pode ser acessado no endereço http://professoredney.blogspot.com/2009/08/curso-gratis-de-esperanto.html. O autor é professor de História (ensino fundamental e médio) com pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil. Contato pelo telefone (21) 9439-5803.

Nenhum comentário: