Fabiano Henrique
Movimento esperantista de São Paulo tem novos diretores
A Associação Paulista de Esperanto tem nova diretoria. A eleição aconteceu durante a assembléia-geral ordinária, no último sábado, dia 27 de fevereiro. Para o biênio 2010/2011, foi escolhido presidente José Roberto Tenório. O vice é Arnaldo Alves de Oliveira. O novo corpo diretivo tem como metas principais a melhoria do serviço de venda de livros e a ampliação do espaço da biblioteca. Durante a sessão, os eleitores tomaram conhecimento do projeto de reforma da sede da instituição. O site da Associação Paulista de Esperanto encontra-se no endereço www.easp.org.br.
Quase anulada a escolha do Esperantista do Ano
O Esperantista do Ano quase recusou a honraria. A informação foi divulgada pelo site noticioso Libera Folio. De acordo com a nota, o russo Aleksander Korĵenkov foi escolhido por uma comissão internacional o mais destacado ativista em prol da língua internacional neutra de 2009. O problema foi que a premiação é promovida pela revista La Ondo de Esperanto, dirigida justamente por ele. Temores de que a eleição fosse considerada manipulada quase culminaram com a anulação do pleito. Porém, a esposa de Korĵenkov, Halina Goreĉka aconselhou-o a pedir a opinião de samideanos mais experientes. O aval impediu que se realizasse nova eleição. Aleksander Korĵenkov, entre outras atividades, lançou, no ano passado, o livro Homarano, abordando a vida de Lázaro Luís Zamenhof.
Rio despede-se de esperantista
Faleceu, na manhã da última sexta-feira, 26 de fevereiro, a esperantista Calissa Rosa Sartorato. O sepultamento foi realizado no domingo, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Calissa Rosa era ex-esposa do professor Aloísio Sartorato, com quem teve um casal de filhos. Participava ativamente no movimento esperantista, tendo destacada atuação na Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Esperanto de 2007, na Capital Fluminense. Durante todo o ano de 2009 lutou contra o câncer. Mesmo após intervenções cirúrgicas, a doença espalhou-se, agravando-lhe o quadro de saúde. Calissa Rosa Sartorato era nutricionista e freqüentava a Cooperativa Cultural dos Esperantistas, onde costumava palestrar sobre alimentação saudável.
Engenheiro palestra sobre o esperanto na Cidade do Aço
O engenheiro esperantista Jimes Vasco Milanez palestrou sobre o esperanto em Volta Redonda. O evento ocorreu no dia 18 de fevereiro, na Escola Técnica Pandiá Calógeras. O expositor falou da evolução dos meios de transporte e comunicação, os quais enfrentam problemas com as barreiras lingüísticas do mundo moderno. O salão esteve cheio durante todo o tempo. Formaram a platéia professores e alunos da instituição, além de membros do movimento esperantista local. A palestra foi organizada pelo Volta Redonda Esperanto-klubo.
Agenda movimentada na Cooperativa Cultural dos Esperantistas
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas divulgou a agenda de atividades da semana. Nesta quarta-feira (03/03), o professor Jair Salles irá coordenar o Clube de Conversação. O espaço é dedicado àqueles que desejam aprimorar a fluência verbal na língua auxiliar neutra. Na sexta-feira (05/03), o professor Floriano Pessoa vai palestrar sobre o tema Quem tem medo da Gramática Completa? A preleção será falada integralmente em esperanto. Os dois eventos terão início às 18h, na sede da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, localizada na Avenida Treze de maio, 47 – sobreloja 208, no Centro do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário