Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 24 de março de 2010

ESPERANTO- UMA JOIA EDUCATIVA DESCONHECIDA

Claude Piron (Bélgica, 1931—22 de janeiro de 2008) foi linguista, psicólogo e tradutor para as Nações Unidas (de chinês, de inglês, de russo e o espanhol ... )Veja mais em WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre.


ESPERANTO- UMA JOIA EDUCATIVA DESCONHECIDA

Autoria:  Claude Piron               Tradução: Leandro de Freitas
Introdução
Toda experiência, todo conhecimento implica numa responsabilidade. Aquele que conhece um modo eficaz e barato de facilitar a vida de seus contemporâneos não tem o direito de se calar. Eu me considero, portanto, culpado. Porque, tendo tirado proveito, desde a minha infância, de uma experiência de grande valor pedagógico, eu a considerei como sendo óbvia e evidente e não soube torná-la conhecida nos meios que poderiam tê-la estudado de forma objetiva e levado-a em consideração em suas decisões. Eu gostaria de me absolver desta culpa indicando, neste artigo, por que, a meu ver, a inscrição do esperanto nos programas escolares ofereceria muito mais vantagens do que parece à primeira vista. Nós examinaremos progressivamente a questão do ponto de vista
1) do desenvolvimento do intelecto,
2) do desenvolvimento afetivo e
3) da utilidade prática.

Um comentário:

Fernando J G Marinho disse...

Oi, Gente Fina!
Acabei de colocar no meu sítio " Projeto Sementeira Esperanto" , mais três artigos de Claude Piron, que me foram gentilmente enviados pelo tradutor Leandro de Freitas.
Vale a pena conferir : http://www.npoint.com.br/sementeira/tiartig.html