Esperantistas correm para levar o esperanto a Barack Obama
Vai até a próxima quinta-feira, dia 11, a votação para a adoção do esperanto na rede de ensino dos Estados Unidos. A iniciativa partiu de um grupo de esperantistas, que lançou a proposta no site Idéias para a mudança na América. A propositura da língua internacional neutra passou pelo primeiro turno entre as mais votadas. Co-idealistas de todo o mundo intensificaram a campanha, nos últimos dias. Para votar, basta visitar o endereço http://www.change.org/ideas/view/obama_introduce_esperanto_as_a_foreign_language_subject_in_schools .
No ar a nova temporada de programa radiofônico em esperanto
Estreou, no último sábado, seis de março, a nova temporada do programa Parolu, Mondo! O programa radiofônico, dirigido e apresentado por Djalma Pessata, foi ao ar com prefixo, vinhetas e quadros novos. Os trabalhos de reformulação foram feitos pelo locutor e artista plástico Renaud Hetmanek. Parolu, Mondo! é bilíngüe e vai ao ar aos sábados pela Rede Boa Nova de Rádio. Em São Paulo, os ouvintes devem sintonizar a freqüência de 1450 kHz. Em Sorocaba, 1080 kHz. Pela internet, pode-se ouvir pelos sites http://www.radioboanova.com.br/ ou http://www.parolumondo.com/ .
Movimento esperantista entra no mercado de livros eletrônicos
O movimento esperantista entrou no mercado de livros eletrônicos. Atentas à evolução da informática, as editoras Sezonoj e Liga Esperantista Belga (Flandra Esperanto-ligo) começaram a comercializar os chamados e-books, escritos em esperanto. Embora existam desde a segunda metade da década de 90, as publicações virtuais eram pouco apreciadas, em razão do desconforto para serem lidas. Após o surgimento dos arquivos PDF e dos leitores portáteis, o mercado ampliou-se. O internauta pode também assinar as revistas Monato, Esperanto e La Ondo de Esperanto a preços mais baixos do que os das edições em papel. Segundo especialistas, embora o mercado esteja em expansão, as edições tradicionais não irão acabar-se.
Educadores criam Comissão de Ensino de Esperanto
A Associação Esperantista do Rio de Janeiro criou a Comissão de Ensino. Em reunião realizada na tarde do último sábado, dia seis de março, ficou decidido que o novo grupo de trabalho irá auxiliar a direção da entidade em assuntos pedagógicos. A sessão foi presidida por Walter Fontes, com a colaboração de Márcio Santos. Tomaram parte os professores Givanildo Costa, Elmir dos Santos Lima, Jair Salles, Aloísio Sartorato, Luiz Alberto Coelho e Carlos Valle.
Itália festeja centenário de instituição esperantista
A Federação Italiana de Esperanto completa, neste mês, 100 anos de atividades. A solenidade comemorativa será realizada no próximo dia 20, na sede da Prefeitura de Florença. Do programa constam discursos e palestras sobre a situação o esperanto na Itália. Serão fixados cartazes por toda a cidade. Um selo postal foi especialmente impresso para celebrar a data.
Campo Grande recebe livros de esperanto
A Biblioteca da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, recebeu um pacote de livros em esperanto. A remessa foi feita na última semana pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas. Enviaram-se dez livros sobre a língua internacional neutra. A iniciativa faz parte da campanha O esperanto nas bibliotecas, dirigida por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, 91 instituições brasileiras e 12 estrangeiras foram agraciadas, totalizando mais de mil obras entregues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário