Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Noticiário Esperantista (semana de 02 a 08/05/2010)

Fabiano Henrique
Movimento esperantista ressurge em Itaboraí
Terá início, no dia oito de maio, a temporada de cursos de esperanto em Itaboraí. As aulas acontecerão aos sábados, a partir das 16h, sob a coordenação do professor João Vicente Machado. A primeira turma será de nível básico. As atividades ocorrerão no Grupo Espírita a Caminho da Luz, localizado na Rua José Carlos Soares, 17 – no bairro de Nancilândia, em Itaboraí.


Ferroviários esperantistas reúnem-se na Bulgária
Entre os dias oito e 15 de maio acontecerá o 62° Congresso de Ferroviários Esperantistas. O evento terá lugar em Sófia, capital da Bulgária. Haverá palestras, debates, apresentações artísticas e passeios. Pela quarta vez os ferroviários esperantistas reúnem-se em solo búlgaro.


Mais uma biblioteca recebe livros de esperanto
A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição pública. Desta vez, a contemplada foi a biblioteca do Colégio Francisco de Assis, no Rio de Janeiro. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp . Desde julho de 2001, foram doados mais de mil livros a 94 entidades brasileiras e 12 estrangeiras.


Curso de esperanto em Vigário Geral
Começa no dia oito de maio o curso de esperanto em Vigário Geral. As aulas acontecem a partir das sete da noite, sob a coordenação do professor Renan Lira. As atividades ocorrem nas dependências do Centro Espírita Francisco de Paula, situado na Estrada de Vigário Geral, 1414. Apóiam e promovem o curso os serviços de esperanto do XVII Conselho Espírita de Unificação e do CEERJ.


Esperanto em alta no Sul Fluminense
Notícias vindas de Barra Mansa dão conta de que o movimento esperantista local está a pleno vapor. O grupo de esperanto da cidade reúne-se às quartas-feiras para falar a língua internacional neutra e discutir estratégias de divulgação do idioma. Em abril começou o curso básico. O professor Vicente Werneck coordena a roda de conversação. As atividades começam às sete da noite.


Placa divulga o esperanto no Distrito Federal
Foi inaugurada uma placa de propaganda do esperanto no Distrito Federal. A solenidade de descerramento ocorreu no dia 25 de abril, durante o Café da Manhã Esperantista. A peça publicitária está situada defronte ao Edifício Paranoá Center, onde se localiza o Taguatinga Esperanto-klubo, instituição responsável pela iniciativa.
Um giro pelo movimento esperantista
O Grupo Esperantista de Oradea, na Romênia, realiza dois dias de eventos para comemorar o centenário da instituição.
O comunicador Carlos Silva publicou na internet mais uma edição do programa de rádio Planeta Esperanto.
Está em circulação o boletim eletrônico BEL Informas.
O escritor russo Aleksander Korĵenkov lançou o livro Homarano, sobre a vida do criador do esperanto.

2 comentários:

Fernando disse...

Marulo, mi sukcesis vochdoni! Sukceson chiam!

Galera do Marulo disse...

Saluton, kara samnomulo!
Koran dankon pro via tuja reago al la kampanjo favore al diskonigo de nia movado pere de ĉi tiu blogo.
Fernando Marinho