Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 9 a 15/08/2009)

Fabiano Henrique


Associação Esperantista do Rio de Janeiro é premiada por trabalhar pela paz

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro foi premiada com o Troféu Você e a Paz. Criada pelo médium baiano Divaldo Pereira Franco, a honraria tem por objetivo premiar pessoas físicas e jurídicas que se destacam no cenário nacional e internacional por promoverem ações em favor da não-violência e do bem-estar comum à sociedade. O prêmio foi instituído no ano 2000 e visa a corporificar a mensagem de solidariedade e fraternidade emanada pela Mansão do Caminho. A cerimônia de entrega do troféu está marcada para o dia 19 de dezembro, na cidade de Salvador. Nessa oportunidade, a Associação Esperantista do Rio de Janeiro será representada por seu presidente, o atleta Walter Rosa Fontes.


No ar mais uma edição do telejornal esperantista

A Associação Universal de Esperanto lançou na internet a quarta edição do telejornal UEA Viva. O recém-terminado congresso internacional do idioma é o destaque do programa. Os espectadores poderão assistir a trechos dos discursos do prefeito de Bialystok e do professor Humphrey Tonkin. UEA Viva número quatro tem cerca de dez minutos de duração e pode ser assistido no site http://www.youtube. com/watch? v=VDDzTz9JP_ w&feature=channel_ page.


Esperantistas organizam sábado cultural


A Associação Esperantista do Rio de Janeiro anunciou a realização de mais um sábado cultural. No dia 12 de setembro, a advogada Graça Eliana Thuler irá palestrar sobre sua participação no recém-terminado Congresso Universal de Esperanto, na Polônia. O comunicador Givanildo Costa promoverá o lançamento dos CDs “Ismael Gomes Braga, pioniro de Esperanto en Brazilo” e “Sylla Chaves no Programa Esperanto, a Língua da Fraternidade”. A livraria da entidade irá realizar uma queima de estoque. As atividades terão início às 10h30. A Associação Esperantista do Rio de Janeiro está situada na Rua Teófilo Otoni, 135, sala 302, no Centro da Capital fluminense.


Escola pública recebe livros de esperanto

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou a remessa de mais um pacote de livros a uma instituição. Desta feita, a contemplada foi a biblioteca do CIEP 341, em Queimados, na Baixada Fluminense. Remeteram-se dez obras didáticas e literárias relativas à língua internacional neutra. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, sob a coordenação de Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados mais de 900 livros a 78 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Encontro esperantista movimentará a Zona da Mata Mineira

Está agendado para o dia 13 de setembro o III Encontro de Esperantistas da Zona da Mata Mineira. O evento irá acontecer na cidade de Além Paraíba. Foram convidados os palestrantes José Passini, Luiz Alberto Coelho, Jorge Linck e Ângela Faria. As atividades terão lugar na Escola Estadual São José, situada na Rua José Mercadante, 218, no Bairro Porto Novo, em Além Paraíba. Inscrições e informações pelo telefone 0xx32 3462-2945.


Comunidade esperantista confirma presença no Movimento Você e a Paz

A comunidade esperantista confirmou presença no VIII Movimento Você e a Paz. O evento terá lugar na quadra da escola de samba Beija-flor de Nilópolis, no dia 15 de agosto. Entre os destaques estão a palestra do médium Divaldo Franco e a apresentação do cantor e compositor Nando Cordel. Os esperantistas divulgarão o esperanto por meio de panfletagem e exposição material de propaganda no estande da Rádio Rio de Janeiro.


Cursos de esperanto em Niterói

O Niterói Esperanto Clube anunciou a abertura de matrículas para os cursos do segundo semestre deste ano. As aulas serão ministradas pelo professor Aloísio Sartorato, às terças e quintas-feiras, a partir das 17h30. O curso básico começou no dia 11 de agosto. O Clube de Conversação no dia 13. O Niterói Esperanto Clube está situado na Avenida Amaral Peixoto, 207, sala 1609, Edifício Sabin, no Centro de Niterói. Inscrições e informações pelo telefone (21) 8606-9999.

Um comentário:

Elma do Nascimento disse...

Estou tentando enviar foto do Congresso em Juiz de Fora, MG, tirada de um estande de Taguatinga.
É por esta via? Ou há outra? Obrigada!
Elma