Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Noticiário Esperantista (semana de 13 a 19/09/2009)


Fabiano Henrique

Esperantistas confirmam presença na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

A Associação Esperantista do Rio de Janeiro (AERĴ) participará da Segunda Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. O evento irá acontecer no dia 20 de setembro, a partir das 10h, na orla de Copacabana. Os manifestantes vão partir do Posto Seis. A diretora Rosa Amatuzo estará no alto do trio elétrico representando a AERĴ. Os demais esperantistas seguirão o cortejo, empunhando bandeiras e faixas alusivas à língua internacional neutra.


LBV lançada nova edição de revista em esperanto

A Legião da Boa Vontade lançou a 65ª edição da revista Bona Volo. A reportagem de capa homenageia a passagem dos 150 anos de nascimento de Lázaro Zamenhof, criador do idioma auxiliar. Receberam destaque a participação da LBV no último Congresso Universal de Esperanto e o artigo sobre a crise econômica mundial. Bona Volo é inteiramente escrita na língua internacional neutra e tem recebido elogio de esperantistas de diversas partes do mundo. A revista pode ser lida gratuitamente pela internet, no endereço http://www.boavontade.com/pdf/BonaVolo/65.pdf.


Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora promove curso de esperanto

O esperanto está entre as disciplinas oferecidas nos Cursos de Extensão do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. O prazo de inscrições vai até 28 de setembro. As aulas da língua internacional neutra serão ministradas pela Professora Doutora Maria Nazaré Laroca, aos sábados, a partir das 14h. O período letivo irá de 03/10 a 12/12. Detalhes no endereço http://www.cesjf.br/cesjf/index.asp?cod_pagina=2360&url=2009\setembro\2360.


Santa Catarina recebe livros esperantistas

Foi anunciada pela Assessoria da Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas mais uma remessa de livros de esperanto. Desta feita, a instituição contemplada foi a Biblioteca da Universidade do Planalto Catarinense. Foi enviado um pacote contendo dez obras didáticas e literárias sobre a língua internacional neutra. Desde julho de 2001, mais de mil itens foram doados a 82 entidades brasileiras e 11 estrangeiras. A campanha O Esperanto nas Bibliotecas é coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp.


Esperantistas levam alegria e emoção ao Centro Espírita Leon Denis

Ocorreu, no último domingo, dia 13, o VIII Encontro Esperantista do Centro Espírita Leon Denis. Cerca de cem pessoas dirigiram-se àquela instituição, localizada no bairro de Bento Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro. O médico Elmir dos Santos Lima palestrou sobre os 150 anos de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, criador do idioma neutro. Apresentaram-se, no momento de artes, os cantores do Printempo Esperanto-grupo. O atleta Walter Rosa Fontes declamou. Em seguida, houve apresentação teatral. O evento foi encerrado após todos entoarem o hino La Espero. O próximo Encontro Esperantista do Centro Espírita Leon Denis está marcado para o dia 12 de setembro de 2010. O tema será Esperanto: instrumento da paz entre os povos.


Aulas de esperanto de graça na Baixada Santista

O esperanto será ensinado gratuitamente na Baixada Santista. A cantora e professora Sonia Mary Ribeiro irá ministrar as aulas. As atividades terão início no dia 17 de setembro, às 15h. A Casa da Memoria do Instituto Histórico e Cultural de Mongaguá abrigará o curso. A instituição está situada na Rua Brasília Teixeira Seckler, 20, no Centro de Mongaguá (SP). Inscrições e informações pelo telefone 0xx13 3506-2617.


Nenhum comentário: