Aviso aos navegantes deste blog

Prezados amigos, estive internado em hospital,em caráter de emergência,entre 04 de julho e 26 de julho de 2010.Durante esse período,fiquei impossibilitado de atualizar este tão querido blog. Além do mais,ao regressar à minha residência constatei que o meu PC também não estava funcionando a contento.Somente depois de sanados todos os problemas do computador, poderei ler as inúmeras mensagens recebidas e respondê-las.Meu estado de saúde melhora a todo momento, mas permaneço sendo submetido a hemodiálise , às 3as, 5as e sábados, por períodos de 4 horas.Procurarei mantê-los informados. Ótimas Notícias: 1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!! 2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que estão participando do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal). Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www". Prazo para votação :O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico é do dia 10/10/2010, às 02:00am até 10/11/2010, às 11:55pm horário de Brasília. Abraços do amigo de sempre Fernando J G Marinho

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nticiário Esperantista (semana de 6 a 12/09/2009)


Fabiano Henrique

Dobradinha esperantista na Meia Maratona do Rio

O movimento esperantista participou da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Considerada um dos principais eventos no calendário nacional esportivo, a corrida foi disputada na manhã do último domingo, no Aterro do Flamengo. Os atletas Walter Fontes e Alcione Koritzky formaram a equipe Esperanto. A dupla completou a prova junto, com o tempo de 2h27min. Os quenianos dominaram a prova. Elias Chelimo Kemboi venceu na categoria masculina e Eunice Kirwa, na feminina. Os brasileiros Giomar Pereira da Silva e Marily dos Santos ficaram com a medalha de bronze. Mais de 17 mil pessoas participaram da prova de 21 quilômetros.


Preso o responsável por atentado ao monumento de Zamenhof

A Polícia de Bialystok capturou o responsável pelo atentado à estátua do criador do esperanto. Trata-se de um jovem de 17 anos, cuja identidade não foi revelada. Conforme a Rádio Rio de Janeiro noticiou, o monumento em homenagem a Zamenhof foi atingido por um coquetel Molotov, atirado por um encapuzado, durante o recém-terminado Congresso Universal de Esperanto. Em depoimento prestado em sede policial, o preso não conseguiu explicar o que o teria levado a cometer o delito, lamentando pelo ocorrido. Segundo a imprensa local, o infrator foi detido, sem esboçar resistência, durante a festa de seu aniversário. De acordo com o Código Penal Polonês, a pena máxima para o crime de vandalismo é de cinco anos de detenção. A Polícia investiga ainda se o jovem teve participação em outros atentados acontecidos durante o congresso.


Nota máxima para tese de doutorado sobre o esperanto

A professora Maria Nazaré Laroca defendeu a língua internacional neutra em tese de Doutorado em Estudos Lingüísticos. O trabalho, intitulado O caráter verbo-nominal do aspecto em Esperanto, foi apresentado na Universidade Federal Fluminense, no dia 18 de agosto. A banca examinadora, formada por cinco catedráticos brasileiros e estrangeiros, conferiu nota máxima. Ao final, a professora esperantista foi convidada a ministrar um mini-curso de esperanto durante o Congresso Internacional de Lingüística, a ocorrer em outubro de 2010, em Niterói. Maria Nazaré Laroca tornou-se a mais nova doutora do Curso de Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.


Biblioteca mineira recebe livros de esperanto

Mais um pacote de livros de esperanto foi doado a uma instituição pública. Conforme nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas, o contemplado da vez foi a Biblioteca Municipal Terezinha de Carvalho Labança, localizada em Justinópolis, em Minas Gerais. Remeteram-se, ao todo, dez obras didáticas e literárias. A iniciativa faz parte da campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria das Graças Carâp. Desde julho de 2001, foram doados quase mil livros a 81 entidades brasileiras e 11 estrangeiras.


Sangue novo na juventude esperantista

Após um período de incertezas, a diretoria da Organização Internacional da Juventude Esperantista (TEJO) encontrou um voluntário para atuar no escritório central da entidade. O francês Alexandre Baudry assumirá a vaga na próxima segunda-feira, dia 14. Segundo o site Libera Folio, o processo de seleção foi duas vezes prorrogado, porque os candidatos não atendiam às exigências do cargo.


O show já terminou: músico esperantista deixa o palco da vida

Fecha-se a cortina; apagam-se as luzes. Fim de espetáculo. Faleceu, no dia 6 de setembro, o esperantista Sebastião Formiga. Músico profissional, Tião Formiga, como era mais conhecido, atuou na Orquestra Tabajara e na TV Tupi do Rio de Janeiro. Membro atuante do movimento espírita fluminense, era comum vê-lo tocar clarinete ou saxofone em eventos beneficentes e em visitas a hospitais. Também se apresentava nas festas dos aniversariantes, da Cooperativa Cultural dos Esperantistas. O sepultamento aconteceu na tarde de ontem, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.


Aproxima-se o Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba

Está marcado para o dia 20 de setembro o próximo Encontro de Esperanto do Vale do Paraíba. As atividades terão lugar em Caraguatatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo. A organização do evento está a cargo do grupo esperantista local, sob a coordenação do médico Mauricio Monken. Entre os destaques estão as participações dos palestrantes David Bianchini e Pedro Cavalheiro. Inscrições e informações no endereço www.easp.org.br.


Encontro esperantista movimentará o Distrito Federal

Está marcado para o dia 20 de setembro o XII Encontro de Esperanto de Taguatinga. O evento terá como tema o sesquicentenário de nascimento de Lázaro Luís Zamenhof, o criador do idioma. A professora Úrsula Grattapaglia irá palestrar sobre o assunto. O encontro é aberto ao público e a entrada será franca. Artistas amadores e profissionais vão apresentar-se. As atividades acontecerão no Auditório dos Pioneiros, localizado no prédio da Administração Regional de Taguatinga, a partir das 9h.


Escolhida a sede do Congresso Universal de Esperanto de 2011

O Congresso Universal de Esperanto de 2011 ocorrerá em Copenhague, na Dinamarca. A decisão foi anunciada pela secretária-geral da Associação Universal de Esperanto (UEA), Bárbara Pietrzak, durante a solenidade de encerramento do congresso deste ano, em Bialystok, na Polônia. Duas cidades candidataram-se: Madri e Copenhague. O conteúdo da decisão era mantido em segredo. A capital dinamarquesa sediará o congresso em 2001, após 36 anos. Os congressistas aplaudiram a novidade.


Dirigente esperantista é vítima de acidente automobilístico

Faleceu, no dia 26 de agosto, o presidente da Associação Venezuelana de Esperanto. Jorge Mosonyi foi vítima de atropelamento em Caracas. O sepultamento aconteceu na tarde do dia 29. Mosonyi lutava pelo esperanto e pelas línguas indígenas da Venezuela.


Equipe de televisão visita fazenda esperantista

A Fazenda Bona Espero foi tema de noticia no programa SBT Repórter. A matéria foi ao ar no dia 26 de agosto. O imóvel está situado em Alto Paraíso, no Estado de Goiás, a 250 km de Brasília. A fazenda-escola esperantista foi apresentada numa reportagem sobre o cerrado e suas maravilhas. Enfatizou-se o ensino do esperanto ministrado às crianças da localidade.

Nenhum comentário: